Piracicaba – na visão de Paulo Rosano

piracicaba-sentido-obrigatorio-aventuras-paulo-rosano
Paulo Rosano Rodrigues Formação: Letras Profissão: Professor de Língua Inglesa, Portuguesa e Filosofia das escolas estaduais do Estado de São Paulo. Idade: 54 anos Hobby: Ler, viajar, fotografia, cinema e apreciar a natureza. Morador da cidade de Cubatão Visitou a cidade de Piracicaba em Abril e Nov 2015

Piracicaba é um município brasileiro, que está situada, no interior do estado de São Paulo com distância de 164 km. Uma pacata cidade do interior, onde nos finais de semana os turistas se juntam para passear e ver suas belezas naturais, com destaque para a Rua do Porto.

piracicaba-sentido-obrigatorio-aventuras-paulo-rosano_2A Rua do Porto fica na região central da cidade e á, vários pontos turísticos e restaurantes, onde é possível saborear o famoso “Peixe no Tambor”, admirando o Rio Piracicaba. É uma rua com muitos restaurantes e barraquinhas que vendem artesanatos, nesses restaurantes é possível apreciar o Rio Piracicaba e saboreando um belo peixe assado, que é vendido por quilo, variando de R$ 85 a 95 reais, dependendo do tipo de pescado e o prato serve de duas a três pessoas.

O Rio Piracicaba é o maior afluente em volume de água do rio Tietê.  Considerado dos mais importantes rios paulistas e responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana da cidade de Campinas e parte da Grande São Paulo. É possível observar um espetáculo da natureza, chamado de “Piracema”. Piracema é o período de reprodução dos peixes. Durante esse período, eles se deslocam até as nascentes dos rios ou até regiões rasas, para desovar.

piracicaba-sentido-obrigatorio-aventuras-paulo-rosano_7Outro passeio que o turista não pode deixar de ir é o Museu da Água. Esse Museu ocupa uma área de 12 mil metros quadrados ao lado do salto do Rio Piracicaba, onde funcionou a 1ª Estação de Captação e Bombeamento de Água da cidade. A construção é de 1887 e o local é rico em detalhes arquitetônicos como arcos, pisos e paredes de pedras, aquedutos centenários e antigas tubulações de ferro.

Na Av. Dr. Maurice Allain, s/n | Parque do Mirante, está outro passeio que não pode deixar de ser visto e apreciado, é o Aquário Municipal, a entrada é franca e o ambiente é limpo e com belos exemplares de peixes da região e de outros lugares, que podem ser visto com toda a família.

Quem nunca foi ao Mirante não conhece Piracicaba. De lá se pode apreciar a vista da parte mais antiga da cidade, bem como o belo rio que dá nome à cidade. No meio da ponte é possível ter uma bela visão de tudo isso. Caso o rio esteja com pouca vazão é possível descer até seu leito para belas fotos, caso este com muita vazão, na ponte mesmo é possível ter boas imagens do rio.

Para os amantes de uma boa cachaça artesanal de qualidade, não pode deixar de adquirir um exemplar desse bebida. A cachaça piracicaba é de alta qualidade ideal para presentear aos amigos com gosto apurado neste segmento de bebidas. Várias opções de embalagens e tamanhos de garrafas para atender os clientes.

Que tal um chopp bem gelado ou uma cerveja, para passar o tempo e bater papo com os amigos! Em Piracicaba há bons bares, em destaque está o “Cevada Pura”, que fica na avenida Lourenço Ducatti. Mas se você prefere um local com música ao vivo e uma decoração que lembra um navio irlandês, há o “Joe Collins Pub”, que está situado na avenida dos Operários.

 

 

Paulo Rosano Rodrigues

E-mail: Paulo.rosano62@terra.com.br

Cel: 13 99742-8484

Formação: Letras

Profissão: Professor de Língua Inglesa, Portuguesa e Filosofia das escolas estaduais do Estado de São Paulo.

Idade: 54 anos

Hobby: Ler, viajar, fotografia, cinema e apreciar a natureza.

Morador da cidade de Cubatão

Visitou a cidade de Piracicaba em Abril e Nov 2015

 

About Author

client-photo-1
sentidoadmin

Comentários

Deixe uma resposta